Somos Sur (Somos Sul)

"Somos Sur" é uma música composta por Anita Tijoux e Shadia Mansour. Anita Tijoux franco chilena, filha da socióloga Maria Emília Tijoux Merino e Roberto Merino Jorquera, ficaram exilados na França durante a ditadura de Pinochet, nesse período nasceu Anita em 1977. Shadia Mansour é palestina britânica, prima do ativista político e cineasta Juliano Mer-Khamis, assassinado aos 50 anos. Ambas são grandes nomes do hip-hop no mundo.

Na letra são citados diversos países: Nigéria, Bolívia, Chile, Guatemala, Porto Rico, Tunísia, Argélia, Venezuela, Guatemala, Nicarágua, Moçambique, Costa Rica, Camarões, Congo, Somália, México, República Dominicana, Tanzânia e Palestina. Pedem para os americanos, ingleses, franceses e holandeses se retirarem desses países da América Latina, África e Oriente Médio. Falam para "todos os sem voz, todos os oprimidos, todos os invisíveis" fazerem um levante contra a dissolução de sua cultura.


Anita nasceu na França e Shadia nasceu na Inglaterra. Passaram boa parte da infância e juventude nesses países, mas percorrem em suas veias a cultura de suas origens. Permaneceram sensíveis ao sofrimento, não só dos países de suas origens, mas de diversos povos, onde a miséria, a injustiça e a desigualdade social abarcam a maior parte da população. São protagonistas de diversos movimentos sociais, principalmente relacionados aos diretos da mulher.

Infelizmente não percebemos no brasileiro a mesma sensibilidade para com os demais povos latino americanos, quiçá, africanos e pouco sabemos sobre o que acontece no oriente médio. Nos isolamos de tudo a nossa volta. Agimos como se fossemos países de primeiro mundo, defendemos governos autoritários, conservadores e opressores. Vivemos como se não fossemos acometidos pelos mesmos males que abarcam as nações que estão ao nosso redor: desigualdade, injustiça e miséria. Somos sim mais ricos que muitos países citados pela Shadia e Anita, temos mais petróleo, minerais, biodiversidade, comércios, multinacionais e forças armadas, mas esses fatores não tornam o povo melhor em qualidade de vida. "Somos africanos, latino americanos, somos este sur e juntamos nossas mãos".


Para entendermos melhor o que quero dizer, o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, realizado pela ONU, responsável por mensurar a qualidade de vida de todas as nações do mundo, e considerar que países são do primeiro, segundo ou terceiro mundo, levando em consideração a riqueza, nível de alfabetização, educação, expectativa de vida e natalidade, divulgou o ranking de todos os países do mundo. Sobre os países enunciados na música, esse é o ranking:

1-Porto Rico (29) 2-Chile (38) 3-Costa Rica (66) 4-Venezuela (71) 5-México (77) 6-Brasil (79) 7-Argélia (83) 8-Tunísia (97) 9-República Dominicana (99) 10-Palestina (114) 11-Bolívia (118) 12-Nicarágua (124) 13-Guatemala (125) 14-Congo (135) 15-Tanzânia (151) 16-Nigéria (152) 17-Camarões (153) 18-Moçambique (181) 19-Somália (229)


O Brasil é o sexto dessa lista é o de nº 77 dos 188 analisados. A situação do nosso povo não é nem um pouco favorável. Não quero dizer com isso que devemos abandonar os nossos bens, quem os têm. Temos o direito de termos o que nós adquirimos, seja por herança ou por trabalho, de maneira honesta e digna. Precisamos ser sensíveis, cada um à sua maneira, à luta dos calados, dos oprimidos e dos invisíveis. Seja através das artes, projetos sociais ou ações voluntárias, cada qual encontrará uma maneira de amparar o outro.

Escutem essa música e sintam a sua força. A parte em que Shadia canta é em árabe, mesmo que nunca consigamos cantar juntos e nem entender esse idioma, sintam a energia que ela passa. É impressionante!



Posts em Destaque
Artigos
Siga-me nas Redes Sociais
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Rua Emílio de Menezes, 76

Higienópolis
São Paulo, SP

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • YouTube - White Circle

Tel: (11) 2506-6494